image-26

Acolher, Cuidar, Proteger e Dar Carinho a crianças em perigo, promovendo o seu desenvolvimento integral e a concretização do seu projeto de vida.

Ser reconhecida como instituição de apoio a crianças em perigo e seus familiares, privilegiando um atendimento de qualidade assente em boas práticas, inovadoras e consolidadas, concretizado por uma equipa qualificada, num ambiente favorável ao seu equilíbrio emocional e físico.

Valorização humana;
Solidariedade, respeito e afeto;
Integridade e sentido de responsabilidade;

Sentido de cumprimento;
Trabalho de equipa;
Exigência;
Qualificação;
Realização pessoal;

Transparência;
Responsabilidade social;
Cumprimento da Lei;
Respeito ambiental.

As métricas
da nossa Casa

0
Crianças Acolhidas
0%
Ocupação
0%
Alegria
0%
Histórias Felizes

A história da Casa do Caminho

A origem da Associação A Casa do Caminho assenta num profundo sentimento de solidariedade para com as crianças em risco. Foi a partilha deste sentimento que levou três amigas, envolvidas em serviços de voluntariado, a empenharem-se na construção de uma casa do caminho, símbolo de um local onde se recuperam energias de corpo e alma para a grande caminhada que cada pequenino ser tem pela frente.

Assim, a 11 de Outubro de 1988, A Casa do Caminho foi constituída como Associação através de escritura celebrada no 8º Cartório Notarial do Porto.

Após duas instalações provisórias onde foram acolhidas primeiro 10 e depois 20 crianças temos, desde 1997, instalações próprias e construídas de raiz para o efeito, estendendo a capacidade da nossa Casa para as 60 crianças que pode acolher atualmente.

Em 1992 recebemos a distinção de Primeira Unidade de Emergência Infantil do Norte passando, assim, a ser parte ativa desse projeto de apoio à criança em risco que visa envolver todos na sua proteção chamando à responsabilidade os vários atores – Estado, Instituições, Comunicação Social, Grupos Políticos, Religiosos e Sociais e o Cidadão Comum – sob o apelo “Todas as crianças têm direito a ter um colo!”

Em 2002 as atividades sociais desenvolvidas pela Associação A Casa do Caminho foram consideradas de Superior Interesse Social passando os donativos feitos em seu favor a beneficiar dos incentivos fiscais previstos pelo Estatuto do Mecenato.

Ao longo destes 35 anos, a Associação A Casa do Caminho acolheu, cuidou e protegeu 892 crianças. Atualmente*, tem ao seu cuidado 33 meninos e meninas entre os zero e os 12 anos.

(*) dados a 31 de dezembro de 2023

A Casa do Caminho
Primeira Unidade
Instalações próprias
China program opened
India program opened
Adoption assistance program began

foi constituída.

de Emergência Infantil do Norte.

e construídas de raiz para o efeito.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh.

1988
1992
1997
2002
2024

Emergência Infantil

O projeto Emergência Infantil foi concebido, em 1988, pelo Diretor do Refúgio Aboim Ascensão, Luís Villas-Boas.

Por existir uma sintonia total com os princípios daquele projeto, a Associação A Casa do Caminho foi designada, em 1992, como a Primeira Unidade de Emergência Infantil no Norte, em cerimónia oficial presidida pela sua Presidente à época, a Exma. Sra. Doutora Maria Barroso.

A EMERGÊNCIA INFANTIL é um projeto de apoio à CRIANÇA abandonada e maltratada. É um grito “EI” que traduz a ideia força de que QUALQUER CIDADÃO tem o dever de intervir em favor de uma CRIANÇA em situação difícil, qualquer que seja o motivo que a faz sofrer!

É UM APELO a que o Estado tem de estar atento, organizando de forma justa, enérgica e imediata, a resposta a toda e qualquer situação de EMERGÊNCIA.

É UM CONVITE às Instituições Particulares de Solidariedade Social para que se tornem de fato o local de acolhimento imediato para CRIANÇAS EM RISCO.

É UM DESAFIO à Comunicação Social para que intervenha de forma sistemática na informação a fim de atingir e mobilizar toda a população, alertando-a para os DIREITOS DA CRIANÇA.

É UMA CHAMADA a todos os Grupos Sociais, Partidos Políticos, Confissões Religiosas, Iniciativas Privadas, para que deem as mãos para que a CRIANÇA no nosso País não seja vítima dos condicionalismos, dos interesses ou simples egoísmo humano.

EMERGÊNCIA INFANTIL é um projeto de VONTADE feita de ação, que se deseja possa ajudar a pôr fim aos MENINOS DE RUA, a quem não se acudiu precocemente um dia!

TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A TER UM COLO!

Orgãos Sociais

LISTA DOS CORPOS GERENTES PARA O QUADRIÉNIO DE 2023 -2027

Assembleia Geral de 29 de novembro de 2023

Presidente – Fernando António Ferreira Leite
Vice-presidente – Pedro Miguel Cabral Martins Fernandes
Secretária – José António da Costa e Silva

Presidente – Maria de Fátima Pimenta Ferreira
Vice-Presidente – Mónica Liliana Costa Ferreira
Secretário – Maria da Luz Costa e Silva
Tesoureiro – Alberto Jorge Ribeiro Pinto da Rocha
Vogal – Luís Alberto Ferraz da Silva

Vitor Manuel Moreira de Sousa
Maria de Lurdes Miranda Pires
Maria Luísa Queiróz Pregueiro
Serafim Pereira Pinto
Filipa Andreia Alves Barbosa

Presidente – Sandra Cristina S. de Almeida Figueiredo
Vogal – Mário Rui Fernandes Martins
Vogal – Isabel Maria Ribeirinha Severino

Maria Ribeiro Rua
Susana Maria Faria Carvalho Oliveira
Teresa Maria Dias Marques